Danilo R. Vieira | Oceanógrafo

Aqui estão algumas das coisas que eu aprendi, descobri ou fiz (por obrigação ou por diversão). Espero que encontre algo que seja útil para você.

Material -> IOF 206 -> Questionário 4

Questionário 4: classificação de costas

Questionário respondido durante aulas da disciplina IOF 206 - Fundamentos de Oceanografia Geológica ministrada no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo no ano de 2007.

1 Analise os problemas inerentes às classificações de costa. Quais os avanços das classificações mais modernas em relação às mais antigas? Quais os pontos comuns?

Segundo Shepard (1963), classificações antigas, como as de Johnson (1919), baseavam-se nos processos de formação da costa (costas em que o nível do mar desceu ou em que o nível do mar subiu), mas apresentavam um problema, pois todas as costas foram sujeitas à subida do nível do mar no último período glacial e também já estiveram sob um nível do mar mais elevado que o atual. Desta forma, todas as costas apresentam marcas de subida e descida do nível do mar, dificultando a classificação de Johnson.

Classificações atuais como as de Shepard (1963) baseiam-se nos principais processos responsáveis pelas feições da costa.

2 O que são ambientes de sedimentação? Como se classificam?

Ambientes de sedimentação são áreas propícias ao depósito de sedimentos transportados por processos naturais tendo como agentes água de superfície, vento, gelo e gravidade. São classificados em continentais, transicionais e marinhos.

3 Quais as característcas dos ambientes de transição?

Apresentam características mistas que revelam influência tanto continental quanto marinha.